terça-feira, 7 de maio de 2013

Pudim de Pão de Chocolate

Hoje é dia de aproveitar o pão de ontem e fazer um mega Pudim de Pão de Chocolate. E tirem esses narizes franzidos porque é  um bolo apundinzado mais que bom que conheci pela primeira vez através das prendadas mãos da minha 'sogrinha' ;)


Tempo de preparação: 40 min

Ingredientes:
3 ovos
2 chávenas de leite
2 chávenas de açúcar
1 chávena de chocolate amargo em pó
1 lata de leite condensado
1 pitade pimenta preta
1 pitada de sal
4  pães do dia anterior (depende do tamanho, o suficiente para ensopar mas não ficar completamente sólido, cuidado que o pão incha!)
manteiga e farinha para untar

para o topping:
1 barra de chocolate de culinária
meia chávena de açúcar
meio pacote de natas
2 colheres de sopa de manteiga
avelãs

Antes de começar a preparar o pudim de pão de chocolate, colocar o forno a aquecer a 200º.

Numa taça colocar o leite e partir o paos aos pequenos pedaços dentro do leite deixando ensopar. (Caso o pão absorva completamente o leite e não fique macio acrescentar um pouco mais de leite). Deixar repousar.

Numa taça colocar o açúcar e os ovos e bater bem até ficar um puré claro e cremoso.Adicionar o leite condensado e ir batendo e o chocolate,misturando bem até ficar homogéneo. Acrescentar o 'ensopado' de pão e leite e envolver bem todo o preparado para que todos os ingredientes entranhem bem nos pequenos pedaços de pão. Deitar o sal e a pimenta e dar uma última 'mexidela'.

Não se preocupem com o facto de não ficar tudo desfeito, a piada do pudim de pão é mesmo esta textura heterogénea que se encontra na hora de o comer!

Untar uma forma com manteiga e farinha e colocar o preparado. Ir ao forno a 180º entre 20 a 30 min (depende do forno, ir vigiando).Quando estiver pronto, retirar e deixar arrefecer.

Enquanto o pudim de pão arrefece preparar o topping. Num tacho colocar a manteiga  e o chocolate a derreter. Acrescentar o açúcar sempre mexendo, e por fim as natas e as avelãs, inteiras ou trituradas, conforme preferirem. Ir misturando até ficar bastante cremoso e homogéneo. Retirar do lume. Desenformar o pudim, espalhar o topping de chocolate por cima e... está pronto a comer!


Bon Appétit,
Piglet.





Sem comentários:

Enviar um comentário