terça-feira, 28 de maio de 2013

Folhado de Alheira e Maçã

Ontem resolvi inventar um receita numa onda um pouco mais gourmet e saiu-me um folhado de alheira de frango com maçã, espinafres, pinhões e hortelã. Parece elaborado mas fundo é apenas misturar os ingredientes e 'enfornar'! Vamos a isso?  


Tempo de Preparação: 30 min

Ingredientes:
1 alheira de frango
250 gr de espinafres
2 colheres de sopa de pinhões
1 maçã
cebola picada
alho picado
5 ou 6 folhas de hortelã
sal qb
pimenta qb
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1 pacote de massa folhada fresca ( existe no lidl, continente, jumbo etc, mas para mim a melhor é a do lidl)
3 colheres de sopa de leite


Começar por colocar numa frigideira o azeite e a manteiga. Juntar a cebola, o alho e deixar refogar muito ligeiramente. Juntar a maçã, os pinhões e ir salteando até que fiquem com um tom dourado. Finalmente acrescentar o espinafre, a alheira, a hortelã, grosseiramente picada, e o leite. Temperar com sal e pimenta, e envolver bem todo o preparado.

Deixar arrefecer uns 10 min.

Estender a massa, colocar o preparado bem distribuído por toda a massa e enrolar. Colocar no forno a 180º cerca de 15 a 20 min.

DICA: Para o folhado ficar mais bonito bater uma gema de ovo e pincelar por cima do rolo. Podem ainda fazer uns golpes com uma faca para desenhar e personalizar um pouco mais.

E está feito o folhado de alheira com maçã!

Bon Appétit,
Piglet


terça-feira, 21 de maio de 2013

Tagliatelle com Brócolos

Para hoje aproveitamos a receita de massa de fresca anterior e juntamos uns quantos ingredientes para uma Receita de Tagliatelle com Bróculos e molho de queijo light! Simples, rápido e saboroso!



Tempo de Preparação: 10 min

Ingredientes:
Massa Fresca da receita anterior (Tagliatelle)
400 gr de brócolos
1 copo de leite magro
1 caldo de galinha com menos 30% sal (à venda nos hipermercados)
150 gr de queijo ralado light (à venda nos hipermercados)
sal
pimenta
azeite
alho em pó
ervas finas
óleo vegetal


Colocar numa panela água a ferver com óleo e sal. Esperar que ferva. Juntar a massa fresca (tagliatelle) e deixar cozer durante 3 a 5 minutos no máximo.

Entretanto noutra panela colocar azeite e os brócolos cortados em pedaços médios. Colocar o sal, a pimenta, as ervas e o alho em pó (apenas uma pitada de cada). Fechar e deixar cozinhar cerca de 3 min. Juntar o leite e o queijo. Envolver e deixar cozinhar mais 2 a 3 min. Et voilá! O Tagiatelle de Bróculos com molho de queijo light está pronto a servir.

DICA: A massa fresca pode ser preparada de um dia para o outro, até porque guardada no frigorífico chega a durar 2 ou 3 dias. Assim ainda se torna mais rápido! ;)

Bon Appétit, 
Piglet.






sexta-feira, 17 de maio de 2013

Massa Fresca

Sabem como fazer massa fresca? Hoje para os chefs amadores mais aventureiros temos uma receita de massa fresca, mais exactamente tagliatelle. Parece complicado mas acreditem é super simples e saborosa. Atrevem-se? 





Tempo de preparação: 20 min

Ingredientes para 2 pessoas:
250 gr de farinha
2 ovos

Ferramentas:
Máquina de prensar e cortar massa (existe em poucos sítios, mas encontrei a minha na 'Casa')
ou
Rolo da massa e faca grande

Num '1,2,3' colocar a farinha e os ovos  ou numa bancada limpa colocar a farinha e fazer um buraco no meio onde se colocam os ovos. Ir juntando para o meio a farinha lentamente até misturar, e amassar bem a massa - a massa é suposto ficar bem rija e não ficar húmida, se estiver húmida acrescentar farinha. amassar e separar em 2 pedaços.

Se tiver a máquina colocar no nível de abertura maior e ir diminuindo até a massa ficar fina e homogénea. Se necessário a cada passo dobrar a massa e repetir o processo 2 vezes em cada nível. 
No caso de ter rolo estender a massa sempre no mesmo sentido diversas vezes até ficar numa espessura desejável. 

Em ambos os casos depois da massa bem estendida colocar um pouco de farinha dos dois lados. No caso da máquina colocar no corte de tagliatelle. Caso contrário, enrolar a massa e com uma faca boa fazer diversos cortes na horizontal da espessura de tagliatt
elle (cerca 1 cm, 1.5 cm).

Estender a massa ao comprido e polvilhar um pouco de farinha. Para ser máis prático pode depois criar os famosos ninhos de massa tagliatelle para depois colocar a cozer. Esta massa coze em cerca de 3-5 min! Caseira e Rapidíssima!

DICA: No caso de querer uma receita de tagliatelle al'uovo, ou seja, mais amarela e com o sabor mais forte, colocar mais 1 ou duas gemas e um pouco mais de farinha.

Bon Appétit,
Piglet

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Receita de Scones

Porque deu mesmo vontade de comer uns scones quentinhos, hoje aqui vai uma receita de scones simples!




Tempo de preparação: 30 min

Ingredientes para 12 scones:
3 chávenas de chá de farinha
1 colher de café de fermento
raspa de meio limão
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo
150 ml de natas
150 ml de leite
1 colher de sopa de manteiga





Colocar o forno a aquecer a 200º.

Num recipiente juntar o ovo, o açúcar, o sal, as natas e o leite e bater tudo bem com uma vara de arames. Adicionar a raspa de limão, o fermento, a colher de manteiga e ir juntando a farinha lentamente à medida que vai misturando. Quando colocar a farinha toda bater bem e deixar descansar 5 min.

Com as mãos sempre com farinha ( para não colar pois a massa dos scones é muito húmida e pegajosa, pois o intuito é ficar fofa por dentro). formar bolas e colocar num tabuleiro com papel vegetal. 

Ir ao forno durante cerca de 15 min a 180º. O suficiente para crescerem e cozerem um pouco por dentro. Fácil esta receita de scones não é? ;)

Bon Appétit, 
Piglet



domingo, 12 de maio de 2013

Açorda de Marisco

Hoje partilho com vocês uma receita típica portuguesa: Receita de Açorda de Marisco. Assim à primeira pode parecer complicado, mas de realidade é bastante fácil e até é uma receita rápida e que sai barata, pois é feita com pão do dia anterior. Enjoy!



Tempo de Preparação: 30 min

Ingredientes:
5 pães do dia anterior
meio litro de leite
1 cebola
2 alhos
1 tomate maduro
coentros
500 gr de marisco
3 colheres de sopa de marisco
meio copo de água
coentros
1 malagueta
1 ovo
azeite
pimenta
sal


Numa taça larga colocar o pão aos pedaços grandes e regar com o leite. Deixar de lado para que o pão absorva bem o leite. ( dependendo do tamanho dos pães podem ter que acrescentar leite - o intuito é ficarem macios, não rijos nem em papa)

Picar os alhos e cortar a cebola às rodelas bem finas. Colocar numa panela a refogar com o azeite. Cortar também o tomate em pequenos pedaços e acrescentar o tomate, a mistura de marisco ea malagueta ao refogado.

Numa chávena colocar a sopa de marisco e acrescentar a água morna aos poucos, mexendo sempre, para criar um creme homogéneo, sem grumos. Acrescentar o meio copo de água à panela e de seguida esta mistura de sopa de marisco. Misturar bem os ingredientes com o caldo para que se fundam e para que ganhem cremosidade.

Por fim juntar a mistura do pão, o sal, a pimenta e os coentros picados grosseiramente. Envolver bem tudo sem bater, para que fique uma açorda consistente.




Retirar a açorda do lume e acrescentar um ovo. De novo envolver bem os ingredientes e a açorda de marisco está pronta a servir!

Bon Appétit,
Piglet.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Pudim de Pão de Chocolate

Hoje é dia de aproveitar o pão de ontem e fazer um mega Pudim de Pão de Chocolate. E tirem esses narizes franzidos porque é  um bolo apundinzado mais que bom que conheci pela primeira vez através das prendadas mãos da minha 'sogrinha' ;)


Tempo de preparação: 40 min

Ingredientes:
3 ovos
2 chávenas de leite
2 chávenas de açúcar
1 chávena de chocolate amargo em pó
1 lata de leite condensado
1 pitade pimenta preta
1 pitada de sal
4  pães do dia anterior (depende do tamanho, o suficiente para ensopar mas não ficar completamente sólido, cuidado que o pão incha!)
manteiga e farinha para untar

para o topping:
1 barra de chocolate de culinária
meia chávena de açúcar
meio pacote de natas
2 colheres de sopa de manteiga
avelãs

Antes de começar a preparar o pudim de pão de chocolate, colocar o forno a aquecer a 200º.

Numa taça colocar o leite e partir o paos aos pequenos pedaços dentro do leite deixando ensopar. (Caso o pão absorva completamente o leite e não fique macio acrescentar um pouco mais de leite). Deixar repousar.

Numa taça colocar o açúcar e os ovos e bater bem até ficar um puré claro e cremoso.Adicionar o leite condensado e ir batendo e o chocolate,misturando bem até ficar homogéneo. Acrescentar o 'ensopado' de pão e leite e envolver bem todo o preparado para que todos os ingredientes entranhem bem nos pequenos pedaços de pão. Deitar o sal e a pimenta e dar uma última 'mexidela'.

Não se preocupem com o facto de não ficar tudo desfeito, a piada do pudim de pão é mesmo esta textura heterogénea que se encontra na hora de o comer!

Untar uma forma com manteiga e farinha e colocar o preparado. Ir ao forno a 180º entre 20 a 30 min (depende do forno, ir vigiando).Quando estiver pronto, retirar e deixar arrefecer.

Enquanto o pudim de pão arrefece preparar o topping. Num tacho colocar a manteiga  e o chocolate a derreter. Acrescentar o açúcar sempre mexendo, e por fim as natas e as avelãs, inteiras ou trituradas, conforme preferirem. Ir misturando até ficar bastante cremoso e homogéneo. Retirar do lume. Desenformar o pudim, espalhar o topping de chocolate por cima e... está pronto a comer!


Bon Appétit,
Piglet.





quinta-feira, 2 de maio de 2013

Receita de Esparguete à Napolitana

Hoje, por causa das pressas, vai uma receita de esparguete simples: Esparguete à Napolitana!
Diga-se Esparguete, Spaghetti ou Spaguetti vai tudo dar ao mesmo e a receita é sempre boa simples e rápida, pois não leva mais que 15 min a fazer.



Tempo de preparação: 15 min

Ingredientes:
100 gr de queijo de parmesão ralado ou em pó
500 gr de esparguete
6 tomates
1 pacote de 200 ml de polpa de tomate
8 a 10 folhas de manjericão (conforme tamanho)
2 alhos picado
1 cebola picada
azeite q.b.
sal a gosto
pimenta a gosto
1 colher de sopa de manteiga
meio copo de vinho branco
4 colheres de sopa de óleo

Encher um tacho alto com água, óleo e sal. Deixar a água ferver e colocar o esparguete para cozer durante 10 min.

Entretanto colocar num outro tacho a refogar em azeite o alho picado e a cebola, não deixar alourar demasiado, deixar apenas ficar translúcida. Acrescentar o tomate e a polpa e deixar em lume brando durante 5 min. Acrescentar a manteiga, o vinho e mexer. Deixar a cozinhar por mais 5 min. Com o lume já apagado acrescentar o manjericão picado grosseiramente.

Servir o esparguete com o molho à napolitana e cobrir com a quantidade de queijo parmesão que gostarem!  Et voilá, está feito o Esparguete à Napolitana. Eu bem disse que era uma receita rápida não disse?! :P

DICA: Para cortarem a acidez do molho de tomate podem adicionar 1 colher de sopa de leite e uma colher de chá de açúcar. Vão ver que faz toda a diferença! ;)

Bon Appétit,
Piglet