terça-feira, 9 de abril de 2013

Tiramisú Expresso

A receita da sobremesa de hoje vem em versão portuguesa ultra rápida: Receita de Tiramisú à Piglet. OU melhor dizendo, mini tiramisús expresso! ;)


Tempo de preparação: 15 min

Ingredientes para 4 doses:
1 caixa de palitos pequenos de champanhe ( existe em qualquer hipermercado)
250 gr de mascarpone ou queijo creme
meio pacote de natas de bater
3 colheres de sopa de moscatel
1 chávena de açúcar refinado ou em pó
2 chávenas de café ( café já diluído em água, não em pó)
1 tablete de chocolate para culinária



Comece por bater as natas com o açúcar e quando tiver alguma consistência ir juntando o mascarpone e as colheres de moscatel. Bater mais cerca de 5 min.

No meu caso tinha 4 taças de sobremesa, mas pode fazer num taça grande rectangular e acrescentar ingredientes se for para mais pessoas. No caso de dividir em taças atenção ao tamanho dos palitos, eu parti-os ao meio para poderem 'encaixar' melhor. 

Numa taça larga colocar o café e molhar um palito de cada vez, 2 vezes de cada lado ( mais não convém senão vai ensopar e não é o intuito). 

Colocar 1 ou 2 palitos no fundo da taça de  modo a que preencha o fundo todo, como mencionei a quantidade será conforme o tamanha da taça. Partir mais 2 palitos, passar pelo café, e colocar nos cantos da taça. De seguida juntar uma camada da mistura do mascarpone.  Passar mais 1 ou dois palitos pelo café e colocar em cima da camada de mascarpone, e novamente uma outra camada mascarpone. O intuito é ficarem duas camadas de cada. 

Pegar na tablete de chocolate e simplesmente com uma faça de cozinha com dentes 'raspar' a faca por cima da tablete, de modo a criar umas pequenas e finas raspas de chocolate. Colocar estas raspas de chocolate por cima da última camada de mascarpone. Repetir o processo para cada taça! E aqui está os meus mini tiramisús expresso com um toque português à moda da Piglet. ;)

Bon Appétit,
Piglet

Sem comentários:

Enviar um comentário