segunda-feira, 22 de abril de 2013

Crumble de Maçã

Hoje dou-vos uma Receita de Crumble de Maçã, e para esta receita não há muito que saber. Tanto fazer como comer é rápido e simples, mas claro, tem um toque pessoal da Piglet. Enjoy!






Tempo de Preparação: 30 min


Ingredientes:
6 a 8 maçãs (conforme o tamanho)
2 chávenas de farinha
1 chávena de manteiga
1 chávena de amêndoas laminadas
1 chávena de açúcar amarelo
meia chávena de mel
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de canela
1 colher de café de aroma de baunilha (opcional)






Começamos pelo recheio de maçã:
Descascar as maçãs e cortar aos quadrados. Colocar numa panela com o fundo com água, apenas o suficiente para cobrir, e juntar o aroma de baunilha, a canela e 3/4 de chávena de açúcar amarelo. Deixar cozinhar sensivelmente 10 a 15 minutos até as maçãs ficarem caramelizadas e tenras no seu interior.

O crumble:
Para o crumble primeiro que tudo deves ver se tens manteiga à temperatura exterior, pois não pode estar gelada nem líquida, mas relativamente mole, pronta a manusear. Caso contrário deixar uns segundos no microondas. Colocar a farinha numa taça e juntar o sal, o restante açúcar, a manteiga e ir esmagando com os dedos, de modo a que a mistura fique como grãos grandes de areia. Não te preocupes com o facto de ficarem de diferentes tamanhos, o importante aqui é que não podes misturar como se fosse um bolo, apenas ir esmigalhando com os dedos.

Nesta altura convém ligar o forno e deixar a aquecer a 200º.

Numa frigideira deitar as amêndoas laminadas com uma colher de manteiga e juntar o mel, ir envolvendo para que não queime e para que as amêndoas possam caramelizar lentamente. Quando estiverem bem caramelizadas juntas este preparado ao resto do crumble e novamente ir envolvendo com os dedos (cuidado porque esta parte queima um pouco mas tem de ser rápida para o caramelo não solidificar!)

Numa tarteira ou outro recipiente de ir ao forno colocar o recheio de maçã e por cima o crumble bem espalhado. Deixar no forno cerca de 15 a 20 min a 180º. E aqui está o Crumble de Maçã à Piglet!

NOTA: Quem não gosta de amêndoas pode sempre não utitilizar ou substituir por outro tipo de fruto seco ou bolacha, por exemplo muesli ou aveia, ou deixar mesmo simples sem adicionar nenhum extra ao crumble.

Bon Appétit,
Piglet



terça-feira, 16 de abril de 2013

Receita de Bavaroise de Morango em base Brownie

Esta receita pode-se dizer que é um dois em um: receita de bavaroise de morango e brownie de chocolate juntos numa receita que fica um tipo de cheesecake ou semifrio de morango e chocolate. Espero que gostem!



Tempo Preparação: preparar de véspera ( prepara-se em 20 min mas precisa de ir ao frigorífico de um dia para o outro)

Ingredientes:

para a base brownie:
1 chávena de chocolate em pó
1 tabletes de chocolate para culinária (amargo)
1 chávena de farinha
1 colher de chá rasa de fermento
1 colher de café de sal
1 chávena de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de aroma de baunilha
1/2 chávena de manteiga


para a bavaroise:
500 gr de morango pa triturar
1 lata de leite condensado
1 pacote de natas de montar
200 gramas de queijo creme (philadelphia ou mascarpone)
2 pacotes de gelatina de morango
água
para decorar (opcional):

1/2 chávena de leite
1/2 chávena de açúcar
1 tabletes de chocolate para culinária (amargo)
200 gr de morangos para enfeitar




Base de brownie


Numa taça bater os ovos com o açúcar e o aroma de baunilha. À parte derreter 1 das tabletes de chocolate junto com a manteiga e juntar ao resto batendo bem. Acrescentar o chocolate em pó, o sal, o fermento e a farinha aos poucos sempre mexendo e no final bater bem até ficar com umas bolhinhas.

Ligar o forno e pré aquecer durante 10 min a 200º. Colocar o preparado num recipiente com aro amovível. Deixar no forno durante 10 a 12 min a 180º. retirar e deixar arrefecer.Colocar metades de morango a volta da forma para efeitos de decoração.

Bavaroise de morango
Triturar as 500 gr de morangos e deixar de parte. Pegar nos 2 pactos de gelatina de morango e fazer o preparado com água num tacho conforme indicar na caixa das gelatinas. Juntar este preparado aos morangos triturados. Num taça grande bater as natas juntamente com o queijo creme e o leite condensado até ficar consistente. Juntar aos poucos a mistura dos morangos e gelatina e verter tudo para dentro da forma onde já está a base de brownie. Deixar no frigorifico de um dia para o outro.

No dia seguinte num tacho juntar a tablete de chocolate, a meia chávena de leite e meia chávena de açúcar ( eu tive de improvisar porque o chocolate nao chegou, pois só tinha meia tablete :P). Mexer tudo e depois espahar bem em cima da bavaroise. Deixar arrefecer e colocar uns morangos por cima no final, para efeitos decorativos.

Bon Appétit,
Piglet



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Receita de Sapateira Recheada

Sabes como fazer sapateira recheada? Fácil mais fácil não há! Vê aqui uma receita de sapateira recheada que fica pronta em 15 min. O truque é comprá-la já cozida e acredita que fica óptima na mesma!

Tempo de Preparação: 15 min

Ingredientes:
1 Sapateira já cozida
1 colher de chá de pickles picados
1 colher de chá de mostarda
1 colher de sopa de maionese
1 bolinha de pão
1/2 garrafa de uma cerveja mini
1 colher de café de sal

Começa por abrir a sapateira dentro de um recipiente para não desperdiçar nada dos seus sucos naturais. Com uma faca faz um golpe na zona da boca da sapateira, suficientemente grande para caber 2 dedos. Aí com ambos os polegar fazer força e abrir a sapateira. Retirar as patas e a parte central e põe de lado. (as membranas laterais da parte central também são aproveitadas para o recheio)

Como costumo dizer tudo o que tiver lá dentro que não parta dentes é comestível: o suco, as ovas, as membranas, tudo! Extrai bem todo este recheio natural da sapateira, parte com as mãos os pedaços maiores e esmaga grosseiramente com uma colher ou garfo numa taça. Deixa a carapaça de lado mas não deites fora.

Numa taça a parte, poe duas metades do pão com o miolo viarado para cima e despeja por cima do pão a cerveja. Deixa ensopar bem e esmaga bem esta mistura. Junta este preparado ao recheio natural da sapateira e mistura bem. por fim junta os pickles picados, a mostarda, o sal ( se necessário) e a maionese. Mistura tudo muito bem e põe todo este recheio de sapateira dentro da carapaça.

Et voilá: Receita de Sapateira Recheada!

DICAS:
Se não tiveres pickles podes colocar a mesma quantidade em vinagre, que confere o mesmo tipo de acidez.
Se a sapateira tiver pouco recheio natural podes ainda acrescentar à mistura um ovo cozido picado para ficar mais encorpado.

Bon Appétit,
Piglet

terça-feira, 9 de abril de 2013

Tiramisú Expresso

A receita da sobremesa de hoje vem em versão portuguesa ultra rápida: Receita de Tiramisú à Piglet. OU melhor dizendo, mini tiramisús expresso! ;)


Tempo de preparação: 15 min

Ingredientes para 4 doses:
1 caixa de palitos pequenos de champanhe ( existe em qualquer hipermercado)
250 gr de mascarpone ou queijo creme
meio pacote de natas de bater
3 colheres de sopa de moscatel
1 chávena de açúcar refinado ou em pó
2 chávenas de café ( café já diluído em água, não em pó)
1 tablete de chocolate para culinária



Comece por bater as natas com o açúcar e quando tiver alguma consistência ir juntando o mascarpone e as colheres de moscatel. Bater mais cerca de 5 min.

No meu caso tinha 4 taças de sobremesa, mas pode fazer num taça grande rectangular e acrescentar ingredientes se for para mais pessoas. No caso de dividir em taças atenção ao tamanho dos palitos, eu parti-os ao meio para poderem 'encaixar' melhor. 

Numa taça larga colocar o café e molhar um palito de cada vez, 2 vezes de cada lado ( mais não convém senão vai ensopar e não é o intuito). 

Colocar 1 ou 2 palitos no fundo da taça de  modo a que preencha o fundo todo, como mencionei a quantidade será conforme o tamanha da taça. Partir mais 2 palitos, passar pelo café, e colocar nos cantos da taça. De seguida juntar uma camada da mistura do mascarpone.  Passar mais 1 ou dois palitos pelo café e colocar em cima da camada de mascarpone, e novamente uma outra camada mascarpone. O intuito é ficarem duas camadas de cada. 

Pegar na tablete de chocolate e simplesmente com uma faça de cozinha com dentes 'raspar' a faca por cima da tablete, de modo a criar umas pequenas e finas raspas de chocolate. Colocar estas raspas de chocolate por cima da última camada de mascarpone. Repetir o processo para cada taça! E aqui está os meus mini tiramisús expresso com um toque português à moda da Piglet. ;)

Bon Appétit,
Piglet

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Receita de Chilli com Carne

Volta e meia gosto de dar uma de mexicana até porque muito sinceramente são raros os bons restaurantes mexicanos que encontro e ainda mais raro terem um bom chilli com carne por isso aprendi a fazer e verdade seja dita.. é 5 estrelas!


Tempo de confecção: 40 minutos

Ingredientes para 6 pessoas:

500 gramas de carne de vaca picada
1 frasco de feijão vermelho ou manteiga
½  chávena de massa de pimentão vermelho
3 colheres de sopa de Paprika em pó
½ frasco de molho dippas de pimentos 
Piri-piri ou outro tipo de picante a gosto
Sal a gosto
1 Cebola
6 colheres de sopa de Azeite
3 dentes de Alho
½ pacote de 500 ml de Vinho branco
2 tomates maduros
meia chávena de polpa de tomate



Colocar a carne num recipiente e temperar com sal, pimenta, o alho picado, 2 colheres de sopa de azeite, vinho branco e paprika, envolver a carne.

De parte picar uma cebola e o tomate e colocar numa panela alta já com o restante azeite quente, misturar fechar a tampa e deixar refogar uns minutos. Adicionar as meia chávena de polpa de tomate e mexer.

Acrescentar a carne picada ao refogado e mexer bem. Deixar cozinhar cerca de 15 min mexendo sempre bem e depois juntar o feijão. Continuar a mexer e colocar o meio frasco de pimentão vermelho, o frasco de dippas e piri piri a gosto ou jalapeños mexicanos, que facilmente encontram no jumbo ou continente, conforme o grau de “spicy food” que desejarem. 

Depois de envolver muito bem todos estes ingredientes o truque pare este prato ficar com um bom sabor é deixar apurar, pelo que no final deixar cozinhar em lume brando durante 20 min e já está feito o chilli com carne!

DICAS
O molho dippas neste caso é um truque que encontrei porque dá mais sabor que o típico pimento natural.
melhor maneira de comer o chilli é com nachos ou em cima de uma tortilha mexicana! Para o banquete completo junte uns tacos ao jantar, mas isso já fica para uma próxima receita ;)

Bon Appétit,
Piglet

terça-feira, 2 de abril de 2013

Tarte de Limão e Merengue

Hoje optei por uma 'anterior receita falhada': Tarte de Limão e Merengue! Nem gosto muito deste tipo de doces,  mas como já fiz esta tarte uma vez e correu mal porque compliquei demasiado tinha de teimar com a tarte e tentar outra vez e na realidade acabei por ver que é super simples. Então aqui vai!




Tempo de preparação: 25 min

Ingredientes:
2 limões ( para sumo e raspa)
1 lata de leite condensado
1 base de massa pré-preparada quebrada (existe no lidl, dia, jumbo e continente)
3 ovos
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de farina
1 colher de chá de manteiga


Colocar a massa numa base de tarte untada em manteiga e um pouco de farinha. Picar a base com um garfo e levar ao forno durante 10 min a 180 graus.

Enquanto a base cose é o tempo de preparar o recheio:
1. Espremer o sumo dos dois limões para um copo e reservar a casca. 
2. Separar gemas das claras e reservar.
3. Numa taça, colocar o leite condensado e ir juntando o sumo aos poucos batendo bem.  No final juntar as gemas e bater novamente

Retirar a base do forno e colocar por cima o recheio. Deixar mais 12 min no forno a 180 graus.

Enquanto o recheio cose é tempo de preparar o merengue:
1. Numa taça juntar às claras as 4 colheres de açúcar
2. Bater com a batedeira até ficarem em castelo ( estão prontas quando conseguir virar a taça sem as claras cairem)

Retire a base com o recheio do forno e coloque o merengue em cima do recheio, espalhando com cuidado para não retirar o ar das claras em castelo e no final fazendo uns montinhos com a espátula, apenas para o efeito final. Colocar cerca de 7 a 8 min de novo no forno a 180 graus até o merengue ficar dourado.

Retirar e deixar arrefecer. Colocar no frigorífico. E aqui está a receita de tarte de limão com merengue, fácil não é? ;)

Bon Appétit, 
Piglet





segunda-feira, 1 de abril de 2013

Arroz de Frango

Esta semana fiz uma receita low cost de arroz de frango no forno. Vejam aqui como podem fazer um óptimo arroz de frango sem gastar quase nada! Com 2 peitos de frango fiz comida para 5 refeições!



Ingredientes:
2 peitos de frango
3 chávenas de arroz
6 chávenas de água
meio chouriço/chouriça de carne
80 gr de bacon em pequenos pedaços
meia cebola
2 alhos
meia chávena de polpa de tomate
sal
4 colheres de sopa de azeite
pimenta
meio limão
1 colher de café de piri-piri moído
1 copo de vinho branco
1 caldo de galinha
1 gema de ovo

Numa taça temperar o frango com sal, limão e um pouco de piri-piri moído e pimenta.

Começar por fazer o refogado com o azeite, a cebola, o alho  e as tiras de bacon e deixar alourar. Juntar os dois peitos de frangos inteiros e deixar alourar dos 2 lados, 2 min em cada lado. Acrescentar a polpa de tomate, o copo de vinho, 6 chávenas de água e o caldo de frango e deixar o frango cozinhar nesta mistura durante 15 min. Colocar também na panela o meio chouriço, para que este coza e ao mesmo tempo dê gosto ao arroz.

Quando o frango estiver cozinhado retirar e por de parte para arrefecer um pouco. Entretanto, na panela onde se cozinhou o frango colocar as 3 chávenas de arroz e mais sal caso necessário.
Deixar o arroz cozinhar até a água desaparecer completamente, (cerca de 10 a 12 min) mas uns 5 min antes retire o chouriço.

Enquanto o arroz cozinha, desfiar o frango e de seguida cortar o meio chouriço ao meio. Uma metade cortar  à rodelas finas, e a outras em pequenos cubos.

Retirar o arroz da panela e colocar metade do arroz num pirex de ir ao forno, de seguida colocar o frango e os pedaços de chouriço e acabar com a segunda metade do arroz por cima, tipo empadão.


Numa tacinha bater uma gema de ovo e pincelar o arroz no topo com a gema de modo homogéneo. A gema de ovo é opcional, para quem gosta do topo um pouco mais tostadinho, como eu! :P

Por fim colocar as rodelas de chouriço a enfeitar e levar ao forno cerca de 10 min apenas com a parte de cima ligada para tostar o topo.


DICA: Os peitos de frango são a opção que mais rende e que eu tinha à mão, mas se preferires utiliza antes meio frango ou apenas pernas e peitos inteiros que torna ainda o arroz de frango mais saboroso e suculento!





Bon Appétit,
Piglet