terça-feira, 12 de março de 2013

Polvo Assado no Forno à Piglet

Sei que existem várias receitas de polvo assado no forno, das quais o famoso polvo à lagareiro, mas acreditem que esta à moda da Piglet não vai desiludir. 

Agora que tenho de cozinhar diariamente para o "esposo" percebo a dificuldade de todas as donas-de-casa que trabalham em conseguir gerir bem o seu tempo, por isso agora quero é receitas fáceis e rápidas, mas sem deixarem de ser deliciosas. Por estas e outras razões é que há que ser eficiente quando se trata de algo tão demorado como polvo no forno.





Tempo de Preparação: 1h30min

Ingredientes para 2 pessoas:

1 polvo de 1Kg ( comprei no jumbo congelado a 3,99€/kg)
8 batatas
4 dentes de allho
1 cebola
2 colheres de sopa pimentão doce ou massa de pimentão
1 colher de sopa de massa de malagueta (tradicional dos açores, se não tiver substitua por 1 malagueta pequena, mas hoje em dia já tem a marca "Dona Pimentinha" em todos os hipermercados)
azeite
sal
pimenta preta
coentros
meio pimento vermelho


Numa panela funda colocar água, o polvo, 1 colher de pimentão, 1 colher de massa de malagueta, 1 alho inteiro, 1 cebola inteira e sal e deixar cozer 1 hora. ( no caso de um polvo com mais de 1kg e ainda congelado deixar hora e meia).

Enquanto o polvo coze picar os restantes alhos, os coentros, e o pimento às tiras, e as batatas aos quartos e deixar de parte.

Sem despejar a água, retirar o polvo, os alhos e a cebola e espalhar bem numa travessa de ir ao forno, esfregar o polvo com a restante massa de pimentão, o alho picado e a pimenta preta. Acrescentar as tiras de pimento e colocar tudo no forno. Na água que cozeu o polvo vai colocar as batatas e deixar cozer apenas dez min. De seguida acrescentar as batatas à travessa e regar tudo com bastante azeite e um pouco mais de sal.

Deixar o polvo a assar no forno, regando de vez em quando com o molho, durante 40 min. Nos últimos 15 min colocar os coentros. E está feito o Polvo assado no forno com batatas à moda da Piglet!

DICA: Se quer que a parte da cozedura seja mais rápida e tiver polvo congelado, deixe o polvo a descongelar de um dia para outro, senão pode colocar a cozer mesmo congelado. 
 
Bon Appétit!

Piglet



Sem comentários:

Enviar um comentário