terça-feira, 26 de março de 2013

Receita de Bolo de Chocolate

Nos aniversários lá em casa nunca falha o bolo de chocolate, ainda mais para alguém que não tem muito jeito para bolos, como eu, o de chocolate é sempre mais certeiro! Por isso partilho aqui convosco o bolo de chocolate simples que fiz no aniversário da minha cara metade. Espero que gostem!



Tempo de preparação: 1 hora

Ingredientes:

Para o bolo
2 chávenas de farinha
2 chávenas de açúcar
1 chávena de chocolate em pó
1 chávena de manteiga derretida
1/2 chávena de óleo
1 chávena de leite
4 ovos
1 colher de sopa de fermento

Para o topping

6 mini-snickers
meia tablete de chocolate
2 colheres de sopa de manteiga
5 morangos
meia chávena de açúcar
1 pacote de natas de bater
sumo de meio limão


BOLO DE CHOCOLATE
Separar as gemas das claras e deixas as claras num recipiente à parte. Numa taça juntar as gemas de ovo e o açúcar, a manteiga e óleo e bater bem. Acrescentar o chocolate em pó e mexer. Ir colocando, intercaladamente, a farinha e o leite e bater bem com a batedeira. Por fim acrescentar o fermento e bater uma última vez.

Ligar o forno para pré-aquecer a 200 graus.

No recipiente à parte bater as claras em castelo até virar a taça e não cair. Juntar as claras ao resto do preparar, mas não mexer ou bater, apenas envolver até ficar uma mistura fofa e homogénea.

Colocar no forno e deixar no forno durante cerca de 40 min ( aplicar o teste do palito para ver se está cozido). Quando cozido, retirar o bolo de chocolate e deixar repousar 10 min antes de desenformar.

TOPPING
O topping pode ser ao vosso critério obviamente, mas de qualquer modo deixo aqui aquele que fiz para este bolo. Aviso já que não é próprio para diabéticos!

Numa panela colocar a manteiga e deixar derreter. juntar o chocolate aos pedaços e os mini-snickers aos pedaços e ir mexendo. Juntar meio pacote de 1/4 do pacote de natas e mexer até derreter. Desligar o lume deixar repousar durante 10 min.

Numa taça colocar o açúcar, o sumo de limão e as natas e bater com a batedeira até ficar chantilly.

Espalhar uniformemente o chocolate pelo bolo e com um saco de pasteleiro, ou algo do género, fazer os desenhos de chantilly ao longo do bolo. Cortar os morangos aos cortas e terminar a decoração com os mesmos.



Bon Appétit,
Piglet


quarta-feira, 20 de março de 2013

Frango de Cerveja no Forno

A receita de hoje foi do jantar de ontem, aliás como quase sempre, que foi Frango de Cerveja no Forno. Esta receita em especial leva natas, mas podem sempre optar por não colocar, a cozinha e a criatividade é toda vossa! ;)






Tempo de Preparação: 45 min

Ingredientes para 4 pessoas:
1 Frango cortado aos pedaços
1 cebola picada
2 alhos picados
1 colher de chá de noz moscada
1 colher de chá de paprika ou pimentão doce
pimenta a gosto
sal a gosto
3 colheres de sopa de azeite
1 cerveja (mini de 20 cl)
meio pacote de natas
sumo de 1/4 de limão

Temperar o frango directamente na travessa que vai ao forno com sal, pimenta, a noz moscada, paprika, azeite e limão e colocar no forno a 200 graus durante 20 min para tostar bem.
De seguida juntar a cerveja e deixar mais 20 min. Por fim juntar as natas e deixar apenas mais 5 min para fundir com o resto, mas sem coalhar.

Estão a ver? Mais fácil que esta receita de frango de cerveja não há! ;)

Acompanhar com arroz, puré de batata ou massa. É um tipo de cozinhado que dá bem com tudo.



DICA: Se quiseres ainda ter menos trabalho substitui a cebola, o alho e as outras especiarias por um pacote de sopa de cebola!

Bon Appétit, 
Piglet


terça-feira, 19 de março de 2013

Cheesecake de Frutos Silvestres


Ainda na onda da doçaria, venho partilhar uma receita de cheesecake que sempre quis fazer e finalmente coloquei em prática: Receita de Cheesecake de Frutos Silvestres. Só há um senão nesta receita.. se gostas muito de cheesecake vais repetir a dose mais que uma vez! ;)




Tempo de Preparação: 30 min
Tempo até servir: 24 horas

Ingredientes:
250g de manteiga
1 pacote e meio de bolacha Maria
1 lata de leite condensado
400g de queijo para barrar (filadélfia ou mascarpone)
1 pacote de natas (200ml)
5 folhas de gelatina ( arranja-se em qualquer hipermercado na zona ingredientes para confeitaria)
1/2 chávena de chá de leite
1 pacote de frutes silvestres congelados ( eu usei do jumbo mas também há no lidl, continente e outros hipermercados)
1 chávena de açúcar




NOTA

Ao fazer esta receita ter em conta que apenas vai ficar no pronto no dia seguinte. Sempre que se trata de cheesecakes que vão ao frio o ideal é deixar no frigorífico de um dia para o outro. Outro pormenor é que deve ser feita numa forma de aro removível, para que no final se consiga retirar apenas o aro e deixar o cheesecake intacto.





Começar pela Base:
Triturar as bolachas numa picadora e deixar de parte. Numa panela adicionar a manteiga e deixar derreter. Depois da manteiga derretida apagar o lume e adicionar aos poucos a bolacha, fundido bem.
Pegar no preparado colocar na forma, fazendo pressão com as mãos para a base ficar bem compacta. Colocar no congelador durante o resto do processo para ficar rija.

Para o Recheio Intermédio:
Colocar as folhas de gelatina em água fria  durante cerca de 3 minutos.
Numa panela colocar o leite a aquecer, mas sem ferver. Espremer as folhas de gelatina e juntar ao leite.
Mexer bem até dissolver.
Numa tigela colocar o leite condensado e o queijo de barrar e bater com a batedeira. Juntar as natas e por fim juntar aos poucos o leite com a gelatina dissolvida e bater novamente.
Retirar a forma com a bolacha do frigorífico, colocar o recheio em cima da bolacha e voltar a colocar no frigorífico até ao dia seguinte. ( Podem ser apenas algumas horas, mas o ideal é de um dia para outro)

Para o Topping de frutos silvestres:
Colocar os frutos silvestres congelados num escorredor para passar por água quente e de seguida colocar numa panela juntando a chávena de açúcar e mexendo bem. Deixar o preparado ao lume durante 5 a 6 min, até ficar coeso e se necessários juntar 1 ou 2 colheres de água. Deixar arrefecer até ao dia seguinte e colocar o topping de frutos silvestres em cima do recheio. Colocar novamente no frigorífico durante 1 hora.

Por fim, quando estiver pronto a servir desenformar retirando o aro amovível.

Bon Appétit,
Piglet









domingo, 17 de março de 2013

Bolo de Côco


A receita de hoje é de bolo de côco. Sempre fui mais moça de panela e tacho do que bolaria, nunca me chamou a parte de cozinhar com muitas regras e medidas nem nunca tive muito jeito para tal, mas agora ando a tomar-lhe o gosto e como este receita de bolo de côco saiu super bem resolvi partilhá-la. Garanto que é fácil e óptima!



Tempo de preparação: 15 min
Tempo de cozedura:30 min

Ingredientes:
Para o bolo
2 chávena (chá) de açúcar
2  chávena (chá) de farinha de trigo
4 ovos
1 chávena (chá) leite
2 colheres (sopa) coco ralado
1 colher (sopa) fermento em pó
2 colheres (sopa) manteiga
Para a calda
½ lata de leite condensado
1 chávena de chá de leite
1/2 chávena de chá de côco ralado

Juntar os ovos, o açúcar e a manteiga e mexer bem, ir acrescentando a farinha e o leite alternadamente e por fim colocar o côco ralado e o fermento. Bater bem e colocar no forno (pré-aquecer a 200 graus 5 min antes) a 180 graus por meia hora ou ir fazendo o teste do palito.

Preparar uma mistura de meia lata de leite condensado e 1 chávena de chá de leite. Ao retirar o bolo do forno, desenformar e colocar este preparado por cima do bolo, seguido de coco ralado. Colocar no frigorífico para arrefecer, pois esta receita de bolo de côco sabe bem fresquinha!

Bon Appétit,
Piglet

sexta-feira, 15 de março de 2013

Receita de Panquecas

Não digas que não sabes fazer panquecas, diz antes que nunca experimentaste porque é a coisa mais fácil e rápida do mundo. Demora menos que ir para a fila do pão. ;)


Aqui vai uma receita simples de panquecas para o pequeno-almoço!




Tempo de preparação: 15 min


Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena de leite (cerca de 250 ml)1 chávena de farinha de trigo (mesma medida)1 colher de café de sal grosso2 colheres de sopa de açúcar1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de fermento
1 ovo batido




Numa taça colocar o ovo,o açúcar, a manteiga previamente derretida, o sal e misturar bem. Acrescentar a farinha aos poucos sempre misturando bem para as panquecas não ficarem grumosas. 

Numa frigideira anti-aderente colocar um pouco de manteiga e ir colocar meia concha de sopa para cada panqueca. Virar as panquecas apenas quando começarem a aparecer bolhinhas.

Acompanhar com: o meu acompanhamento favorito para esta receita de panquecas é mel e queijo fresco e se for ao pequeno almoço à parte ainda como um belo ovinho estrelado ou mexido, ao estilo bacon and eggs!

DICA: Se queres que as panquecas fiquem mais altas, ao estilo americano, junta mais farinha e fermento, ou uma colher de café de bicarbonato de sódio.

Bon Appétit, 
Piglet

quarta-feira, 13 de março de 2013

Frango Garam Masala

Hoje vamos até ao continente asiático, mais especificamente à Índia com uma Receita Indiana de Frango Garam Masala. Se gostas de comida étnica, caris e sabores do mundo esta é para ti. Hoje em dia todos os ingredientes existem nos vários hipermercados, por isso não se assustem com a lista que vou colocar aqui.




Tempo de Preparação: 40 min

Ingredientes para 2 pessoas:

2 peitos de frango
1 lata de leite de côco
1 lata de tomate em pedaços
2 colheres de sopa cheias de garam masala (existe na zona de comida estrangeiro nos hipermercados)
1 colher de café de canela
1 colher de café de cominhos
1 colher de café de gengibre em pó ou gengibre fresco ralado
1 colher de de café de coentros em pó
1 colher de chá de pimenta cayenne
1 cebola picada
2 alhos picados
1 molho de coentros frescos
sumo de meio limão
1 iogurte grego natural
sal
azeite



Temperar o frango com alho já picado, iogurte natural, sumo de meio limão e sal q.b. Deixar a marinada de lado.
Picar as cebolas e colocar numa panela larga com o azeite e deixar refogar um pouco. juntar a canela, cominhos, coentros em pó, gengibre garam masala e pimenta cayenne ( cuidado que a pimenta cayenne é forte por isso para os fracos de espírito há que ter cuidado com o doseador :P )
Misturar tudo e acrescentar o tomante picado. Deixar refogar durante 2 a 3 min.

Juntar o frango e o sal que achar necessário e deixar cozinhar durante 10 min. A meio ir misturando. Juntar o leite de côco e deixar cozinhar durante mais 20 min. Terminar espalhando umas quantas folhas de coentros frescos por cima do preparado.

Para acompanhar o Frango Garam Masala o arroz basmati é sempre uma boa escolha.

DICA: Em caso de dúvida sobre os ingredientes consultar os sites dos hipermercados mais próximos, como por exemplo o Jumbo, assim sabe logo com o que pode contar ;)

Bon Appétit,
Piglet



terça-feira, 12 de março de 2013

Polvo Assado no Forno à Piglet

Sei que existem várias receitas de polvo assado no forno, das quais o famoso polvo à lagareiro, mas acreditem que esta à moda da Piglet não vai desiludir. 

Agora que tenho de cozinhar diariamente para o "esposo" percebo a dificuldade de todas as donas-de-casa que trabalham em conseguir gerir bem o seu tempo, por isso agora quero é receitas fáceis e rápidas, mas sem deixarem de ser deliciosas. Por estas e outras razões é que há que ser eficiente quando se trata de algo tão demorado como polvo no forno.





Tempo de Preparação: 1h30min

Ingredientes para 2 pessoas:

1 polvo de 1Kg ( comprei no jumbo congelado a 3,99€/kg)
8 batatas
4 dentes de allho
1 cebola
2 colheres de sopa pimentão doce ou massa de pimentão
1 colher de sopa de massa de malagueta (tradicional dos açores, se não tiver substitua por 1 malagueta pequena, mas hoje em dia já tem a marca "Dona Pimentinha" em todos os hipermercados)
azeite
sal
pimenta preta
coentros
meio pimento vermelho


Numa panela funda colocar água, o polvo, 1 colher de pimentão, 1 colher de massa de malagueta, 1 alho inteiro, 1 cebola inteira e sal e deixar cozer 1 hora. ( no caso de um polvo com mais de 1kg e ainda congelado deixar hora e meia).

Enquanto o polvo coze picar os restantes alhos, os coentros, e o pimento às tiras, e as batatas aos quartos e deixar de parte.

Sem despejar a água, retirar o polvo, os alhos e a cebola e espalhar bem numa travessa de ir ao forno, esfregar o polvo com a restante massa de pimentão, o alho picado e a pimenta preta. Acrescentar as tiras de pimento e colocar tudo no forno. Na água que cozeu o polvo vai colocar as batatas e deixar cozer apenas dez min. De seguida acrescentar as batatas à travessa e regar tudo com bastante azeite e um pouco mais de sal.

Deixar o polvo a assar no forno, regando de vez em quando com o molho, durante 40 min. Nos últimos 15 min colocar os coentros. E está feito o Polvo assado no forno com batatas à moda da Piglet!

DICA: Se quer que a parte da cozedura seja mais rápida e tiver polvo congelado, deixe o polvo a descongelar de um dia para outro, senão pode colocar a cozer mesmo congelado. 
 
Bon Appétit!

Piglet