quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Receita de Bolo de Ananás

Uma receita de bolo que só de olhar dá vontade de comer: Bolo de Ananás caramelizado. Este é a minha versão de bolo húmido de ananás. Enjoy! ;)



Ingredientes:
Para o bolo
2 chávenas de açúcar
2  chávena (chá) de farinha de trigo
5 ovos
1 colher (sopa) fermento em pó
2 colheres (sopa) manteiga

1 lata pequenas de ananás em calda (guardar a calda)

Para o exterior:
1 lata grande de ananás em calda
2 chávenas de açúcar para caramelizar
2 colheres de sopa de manteiga

Colocar a forma que é para ir ao forno no bico de um fogão. Colocar dentro o açúcar e um pouco de água apenas para cobrir um pouco de forma homogénea. Deixar caramelizar e deixar arrefecer. Ligar o forno para ré-aquecimento a 200 graus - 10 min antes.

Juntar os ovos, o açúcar e a manteiga e mexer bem, ir acrescentando a farinha e a calda da lata de ananás alternadamente. Por fim colocar o ananás cortado aos pedaços e o fermento. 

Pincelar a forma que tem o fundo de caramelo com manteiga por cima. Colocar as fatias de ananás e a mistura do bolo por cima. Ir ao forno a 180 graus por 40 a 45 min ou ir fazendo o teste do palito, pois cada forno é diferente. ;)

Bon Appétit,
Piglet

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Panna cota de Caramelo

Para o Verão sabem bem sobremesas doces mas mais frescas por isso decidi fazer uma receita de Panna Cota de Caramelo (ou panacota na variação portuguesa) com frutos silvestres e licor Tia Maria. Enjoy!



Tempo de preparação: 15 min
Tempo de repouso: 3 a 4 horas

Ingredientes para 4 taças:

Para a panna cota:
2 pacotes de natas
meia chávena de leite
5 folhas de gelatina
150 gr de açúcar amarelo
1 colher de café de aroma de baunilha
2 colheres de sopa de licor Tia Maria ou outro licor 'acafézado'

Para o topping de frutos silvestres:
1 pacote de frutos silvestres congelados
6 folhas de hortelã
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de licor Tia Maria


Num tacho colocar o açúcar no fundo e verter homogeneamente o licor por cima. Deixar levantar fervura e caramelizar até a cor ficar dourada. Tirar do lume e juntar as natas, sempre mexendo para não coalhar. De seguida juntar o leite, o licor, o aroma de baunilha e as folhas de gelatina  (previamente demolhadas em água e espremidas) até dissolver, em lume brando.

Verter a mistura nas 4 taças e colocar no frigorífico cerca de 2 a 3 horas para solidificar.

Num outro tacho colocar o açúcar,  o licor, os frutos silvestres e misturar bem. deixar levantar fervura, envolver bem os ingredientes e deixar cerca de 10 minutos em lume baixo a apurar. Desligar e deixar arrefecer. 

Quando a panna cota estiver solidificada verter o preparado de frutos silvestres por cima. Picar as folhas de hortelã e colocar um pouco por cima de cada taça.

Para finalizar a receita levar ao frigorífico cerca de mais 1 hora e a panna cota de caramelo está fresquíssima e pronta a servir!

Bon Appétit, 
Piglet


terça-feira, 18 de junho de 2013

Arroz de Lulas à Espanhola


Hoje vamos a Espanha com uma receita de arroz no forno à espanhola. Este arroz de lulas fez sucesso lá em casa e o melhor é que dá para muita gente!


Tempo de Preparação: 45 min


Ingredientes para 8 pessoas:
500 gr de calamares congelados
250 gr de miolo de camarão
1 pimento vermelho
1 caixa de cogumelos marron frescos
75 gr de feijão verde
75 gr de ervilhas
2 tomates maduros
meio copo de polpa de tomate
2 colheres de sopa de pimentão doce
1 colher de sopa rasa de açafrão
1 colher de chá de caril amarelo
1 cebola picada
3 alhos picados
100 gr de coentros picados
1 caldo de galinha
3 chávenas de arroz vaporizado ou estufado
6 1/2 chávenas de água
1/2 chávena de vinho branco
pimenta
sal
azeite
2 colheres de sopa de manteiga


Para esta receita de Arroz de Lulas à Espanhola juntar numa panela grande azeite, alho e cebola e deixar refogar.

Acrescentar os cogumelos e deixar que estes desidratem um pouco. Adicionar os tomates e os pimentos aos pedaços, mexer e saltear tudo mais ou menos uns 2 a 3 min.

Juntar o feijão verde, as ervilhas, a polpa de tomate, o pimentão, os calamares e o camarão. Regar com o vinho, 1/2 chávena de água e acrescentar a manteiga e o caldo de galinha. Mexer bem e deixar cozinhar durante cerca de 5 a 6 min. Temperar com sal e pimenta. Por fim adicionar os coentros picados, o arroz e a restante água, mexer envolver cuidadosamente os ingredientes e deixar cozinhar durante 10 min.

Barrar o fundo de um pirex com manteiga ou margarina e transferir o arroz da panela para o pirex para ir ao forno. Deixar cerca de 20 min no forno (10 min em forno normal a 180º+ 10 min com a parte cima para encrostar um pouco).

Bon Appétit,
Piglet

terça-feira, 28 de maio de 2013

Folhado de Alheira e Maçã

Ontem resolvi inventar um receita numa onda um pouco mais gourmet e saiu-me um folhado de alheira de frango com maçã, espinafres, pinhões e hortelã. Parece elaborado mas fundo é apenas misturar os ingredientes e 'enfornar'! Vamos a isso?  


Tempo de Preparação: 30 min

Ingredientes:
1 alheira de frango
250 gr de espinafres
2 colheres de sopa de pinhões
1 maçã
cebola picada
alho picado
5 ou 6 folhas de hortelã
sal qb
pimenta qb
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1 pacote de massa folhada fresca ( existe no lidl, continente, jumbo etc, mas para mim a melhor é a do lidl)
3 colheres de sopa de leite


Começar por colocar numa frigideira o azeite e a manteiga. Juntar a cebola, o alho e deixar refogar muito ligeiramente. Juntar a maçã, os pinhões e ir salteando até que fiquem com um tom dourado. Finalmente acrescentar o espinafre, a alheira, a hortelã, grosseiramente picada, e o leite. Temperar com sal e pimenta, e envolver bem todo o preparado.

Deixar arrefecer uns 10 min.

Estender a massa, colocar o preparado bem distribuído por toda a massa e enrolar. Colocar no forno a 180º cerca de 15 a 20 min.

DICA: Para o folhado ficar mais bonito bater uma gema de ovo e pincelar por cima do rolo. Podem ainda fazer uns golpes com uma faca para desenhar e personalizar um pouco mais.

E está feito o folhado de alheira com maçã!

Bon Appétit,
Piglet


terça-feira, 21 de maio de 2013

Tagliatelle com Brócolos

Para hoje aproveitamos a receita de massa de fresca anterior e juntamos uns quantos ingredientes para uma Receita de Tagliatelle com Bróculos e molho de queijo light! Simples, rápido e saboroso!



Tempo de Preparação: 10 min

Ingredientes:
Massa Fresca da receita anterior (Tagliatelle)
400 gr de brócolos
1 copo de leite magro
1 caldo de galinha com menos 30% sal (à venda nos hipermercados)
150 gr de queijo ralado light (à venda nos hipermercados)
sal
pimenta
azeite
alho em pó
ervas finas
óleo vegetal


Colocar numa panela água a ferver com óleo e sal. Esperar que ferva. Juntar a massa fresca (tagliatelle) e deixar cozer durante 3 a 5 minutos no máximo.

Entretanto noutra panela colocar azeite e os brócolos cortados em pedaços médios. Colocar o sal, a pimenta, as ervas e o alho em pó (apenas uma pitada de cada). Fechar e deixar cozinhar cerca de 3 min. Juntar o leite e o queijo. Envolver e deixar cozinhar mais 2 a 3 min. Et voilá! O Tagiatelle de Bróculos com molho de queijo light está pronto a servir.

DICA: A massa fresca pode ser preparada de um dia para o outro, até porque guardada no frigorífico chega a durar 2 ou 3 dias. Assim ainda se torna mais rápido! ;)

Bon Appétit, 
Piglet.






sexta-feira, 17 de maio de 2013

Massa Fresca

Sabem como fazer massa fresca? Hoje para os chefs amadores mais aventureiros temos uma receita de massa fresca, mais exactamente tagliatelle. Parece complicado mas acreditem é super simples e saborosa. Atrevem-se? 





Tempo de preparação: 20 min

Ingredientes para 2 pessoas:
250 gr de farinha
2 ovos

Ferramentas:
Máquina de prensar e cortar massa (existe em poucos sítios, mas encontrei a minha na 'Casa')
ou
Rolo da massa e faca grande

Num '1,2,3' colocar a farinha e os ovos  ou numa bancada limpa colocar a farinha e fazer um buraco no meio onde se colocam os ovos. Ir juntando para o meio a farinha lentamente até misturar, e amassar bem a massa - a massa é suposto ficar bem rija e não ficar húmida, se estiver húmida acrescentar farinha. amassar e separar em 2 pedaços.

Se tiver a máquina colocar no nível de abertura maior e ir diminuindo até a massa ficar fina e homogénea. Se necessário a cada passo dobrar a massa e repetir o processo 2 vezes em cada nível. 
No caso de ter rolo estender a massa sempre no mesmo sentido diversas vezes até ficar numa espessura desejável. 

Em ambos os casos depois da massa bem estendida colocar um pouco de farinha dos dois lados. No caso da máquina colocar no corte de tagliatelle. Caso contrário, enrolar a massa e com uma faca boa fazer diversos cortes na horizontal da espessura de tagliatt
elle (cerca 1 cm, 1.5 cm).

Estender a massa ao comprido e polvilhar um pouco de farinha. Para ser máis prático pode depois criar os famosos ninhos de massa tagliatelle para depois colocar a cozer. Esta massa coze em cerca de 3-5 min! Caseira e Rapidíssima!

DICA: No caso de querer uma receita de tagliatelle al'uovo, ou seja, mais amarela e com o sabor mais forte, colocar mais 1 ou duas gemas e um pouco mais de farinha.

Bon Appétit,
Piglet

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Receita de Scones

Porque deu mesmo vontade de comer uns scones quentinhos, hoje aqui vai uma receita de scones simples!




Tempo de preparação: 30 min

Ingredientes para 12 scones:
3 chávenas de chá de farinha
1 colher de café de fermento
raspa de meio limão
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo
150 ml de natas
150 ml de leite
1 colher de sopa de manteiga





Colocar o forno a aquecer a 200º.

Num recipiente juntar o ovo, o açúcar, o sal, as natas e o leite e bater tudo bem com uma vara de arames. Adicionar a raspa de limão, o fermento, a colher de manteiga e ir juntando a farinha lentamente à medida que vai misturando. Quando colocar a farinha toda bater bem e deixar descansar 5 min.

Com as mãos sempre com farinha ( para não colar pois a massa dos scones é muito húmida e pegajosa, pois o intuito é ficar fofa por dentro). formar bolas e colocar num tabuleiro com papel vegetal. 

Ir ao forno durante cerca de 15 min a 180º. O suficiente para crescerem e cozerem um pouco por dentro. Fácil esta receita de scones não é? ;)

Bon Appétit, 
Piglet



domingo, 12 de maio de 2013

Açorda de Marisco

Hoje partilho com vocês uma receita típica portuguesa: Receita de Açorda de Marisco. Assim à primeira pode parecer complicado, mas de realidade é bastante fácil e até é uma receita rápida e que sai barata, pois é feita com pão do dia anterior. Enjoy!



Tempo de Preparação: 30 min

Ingredientes:
5 pães do dia anterior
meio litro de leite
1 cebola
2 alhos
1 tomate maduro
coentros
500 gr de marisco
3 colheres de sopa de marisco
meio copo de água
coentros
1 malagueta
1 ovo
azeite
pimenta
sal


Numa taça larga colocar o pão aos pedaços grandes e regar com o leite. Deixar de lado para que o pão absorva bem o leite. ( dependendo do tamanho dos pães podem ter que acrescentar leite - o intuito é ficarem macios, não rijos nem em papa)

Picar os alhos e cortar a cebola às rodelas bem finas. Colocar numa panela a refogar com o azeite. Cortar também o tomate em pequenos pedaços e acrescentar o tomate, a mistura de marisco ea malagueta ao refogado.

Numa chávena colocar a sopa de marisco e acrescentar a água morna aos poucos, mexendo sempre, para criar um creme homogéneo, sem grumos. Acrescentar o meio copo de água à panela e de seguida esta mistura de sopa de marisco. Misturar bem os ingredientes com o caldo para que se fundam e para que ganhem cremosidade.

Por fim juntar a mistura do pão, o sal, a pimenta e os coentros picados grosseiramente. Envolver bem tudo sem bater, para que fique uma açorda consistente.




Retirar a açorda do lume e acrescentar um ovo. De novo envolver bem os ingredientes e a açorda de marisco está pronta a servir!

Bon Appétit,
Piglet.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Pudim de Pão de Chocolate

Hoje é dia de aproveitar o pão de ontem e fazer um mega Pudim de Pão de Chocolate. E tirem esses narizes franzidos porque é  um bolo apundinzado mais que bom que conheci pela primeira vez através das prendadas mãos da minha 'sogrinha' ;)


Tempo de preparação: 40 min

Ingredientes:
3 ovos
2 chávenas de leite
2 chávenas de açúcar
1 chávena de chocolate amargo em pó
1 lata de leite condensado
1 pitade pimenta preta
1 pitada de sal
4  pães do dia anterior (depende do tamanho, o suficiente para ensopar mas não ficar completamente sólido, cuidado que o pão incha!)
manteiga e farinha para untar

para o topping:
1 barra de chocolate de culinária
meia chávena de açúcar
meio pacote de natas
2 colheres de sopa de manteiga
avelãs

Antes de começar a preparar o pudim de pão de chocolate, colocar o forno a aquecer a 200º.

Numa taça colocar o leite e partir o paos aos pequenos pedaços dentro do leite deixando ensopar. (Caso o pão absorva completamente o leite e não fique macio acrescentar um pouco mais de leite). Deixar repousar.

Numa taça colocar o açúcar e os ovos e bater bem até ficar um puré claro e cremoso.Adicionar o leite condensado e ir batendo e o chocolate,misturando bem até ficar homogéneo. Acrescentar o 'ensopado' de pão e leite e envolver bem todo o preparado para que todos os ingredientes entranhem bem nos pequenos pedaços de pão. Deitar o sal e a pimenta e dar uma última 'mexidela'.

Não se preocupem com o facto de não ficar tudo desfeito, a piada do pudim de pão é mesmo esta textura heterogénea que se encontra na hora de o comer!

Untar uma forma com manteiga e farinha e colocar o preparado. Ir ao forno a 180º entre 20 a 30 min (depende do forno, ir vigiando).Quando estiver pronto, retirar e deixar arrefecer.

Enquanto o pudim de pão arrefece preparar o topping. Num tacho colocar a manteiga  e o chocolate a derreter. Acrescentar o açúcar sempre mexendo, e por fim as natas e as avelãs, inteiras ou trituradas, conforme preferirem. Ir misturando até ficar bastante cremoso e homogéneo. Retirar do lume. Desenformar o pudim, espalhar o topping de chocolate por cima e... está pronto a comer!


Bon Appétit,
Piglet.





quinta-feira, 2 de maio de 2013

Receita de Esparguete à Napolitana

Hoje, por causa das pressas, vai uma receita de esparguete simples: Esparguete à Napolitana!
Diga-se Esparguete, Spaghetti ou Spaguetti vai tudo dar ao mesmo e a receita é sempre boa simples e rápida, pois não leva mais que 15 min a fazer.



Tempo de preparação: 15 min

Ingredientes:
100 gr de queijo de parmesão ralado ou em pó
500 gr de esparguete
6 tomates
1 pacote de 200 ml de polpa de tomate
8 a 10 folhas de manjericão (conforme tamanho)
2 alhos picado
1 cebola picada
azeite q.b.
sal a gosto
pimenta a gosto
1 colher de sopa de manteiga
meio copo de vinho branco
4 colheres de sopa de óleo

Encher um tacho alto com água, óleo e sal. Deixar a água ferver e colocar o esparguete para cozer durante 10 min.

Entretanto colocar num outro tacho a refogar em azeite o alho picado e a cebola, não deixar alourar demasiado, deixar apenas ficar translúcida. Acrescentar o tomate e a polpa e deixar em lume brando durante 5 min. Acrescentar a manteiga, o vinho e mexer. Deixar a cozinhar por mais 5 min. Com o lume já apagado acrescentar o manjericão picado grosseiramente.

Servir o esparguete com o molho à napolitana e cobrir com a quantidade de queijo parmesão que gostarem!  Et voilá, está feito o Esparguete à Napolitana. Eu bem disse que era uma receita rápida não disse?! :P

DICA: Para cortarem a acidez do molho de tomate podem adicionar 1 colher de sopa de leite e uma colher de chá de açúcar. Vão ver que faz toda a diferença! ;)

Bon Appétit,
Piglet


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Crumble de Maçã

Hoje dou-vos uma Receita de Crumble de Maçã, e para esta receita não há muito que saber. Tanto fazer como comer é rápido e simples, mas claro, tem um toque pessoal da Piglet. Enjoy!






Tempo de Preparação: 30 min


Ingredientes:
6 a 8 maçãs (conforme o tamanho)
2 chávenas de farinha
1 chávena de manteiga
1 chávena de amêndoas laminadas
1 chávena de açúcar amarelo
meia chávena de mel
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de canela
1 colher de café de aroma de baunilha (opcional)






Começamos pelo recheio de maçã:
Descascar as maçãs e cortar aos quadrados. Colocar numa panela com o fundo com água, apenas o suficiente para cobrir, e juntar o aroma de baunilha, a canela e 3/4 de chávena de açúcar amarelo. Deixar cozinhar sensivelmente 10 a 15 minutos até as maçãs ficarem caramelizadas e tenras no seu interior.

O crumble:
Para o crumble primeiro que tudo deves ver se tens manteiga à temperatura exterior, pois não pode estar gelada nem líquida, mas relativamente mole, pronta a manusear. Caso contrário deixar uns segundos no microondas. Colocar a farinha numa taça e juntar o sal, o restante açúcar, a manteiga e ir esmagando com os dedos, de modo a que a mistura fique como grãos grandes de areia. Não te preocupes com o facto de ficarem de diferentes tamanhos, o importante aqui é que não podes misturar como se fosse um bolo, apenas ir esmigalhando com os dedos.

Nesta altura convém ligar o forno e deixar a aquecer a 200º.

Numa frigideira deitar as amêndoas laminadas com uma colher de manteiga e juntar o mel, ir envolvendo para que não queime e para que as amêndoas possam caramelizar lentamente. Quando estiverem bem caramelizadas juntas este preparado ao resto do crumble e novamente ir envolvendo com os dedos (cuidado porque esta parte queima um pouco mas tem de ser rápida para o caramelo não solidificar!)

Numa tarteira ou outro recipiente de ir ao forno colocar o recheio de maçã e por cima o crumble bem espalhado. Deixar no forno cerca de 15 a 20 min a 180º. E aqui está o Crumble de Maçã à Piglet!

NOTA: Quem não gosta de amêndoas pode sempre não utitilizar ou substituir por outro tipo de fruto seco ou bolacha, por exemplo muesli ou aveia, ou deixar mesmo simples sem adicionar nenhum extra ao crumble.

Bon Appétit,
Piglet



terça-feira, 16 de abril de 2013

Receita de Bavaroise de Morango em base Brownie

Esta receita pode-se dizer que é um dois em um: receita de bavaroise de morango e brownie de chocolate juntos numa receita que fica um tipo de cheesecake ou semifrio de morango e chocolate. Espero que gostem!



Tempo Preparação: preparar de véspera ( prepara-se em 20 min mas precisa de ir ao frigorífico de um dia para o outro)

Ingredientes:

para a base brownie:
1 chávena de chocolate em pó
1 tabletes de chocolate para culinária (amargo)
1 chávena de farinha
1 colher de chá rasa de fermento
1 colher de café de sal
1 chávena de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de aroma de baunilha
1/2 chávena de manteiga


para a bavaroise:
500 gr de morango pa triturar
1 lata de leite condensado
1 pacote de natas de montar
200 gramas de queijo creme (philadelphia ou mascarpone)
2 pacotes de gelatina de morango
água
para decorar (opcional):

1/2 chávena de leite
1/2 chávena de açúcar
1 tabletes de chocolate para culinária (amargo)
200 gr de morangos para enfeitar




Base de brownie


Numa taça bater os ovos com o açúcar e o aroma de baunilha. À parte derreter 1 das tabletes de chocolate junto com a manteiga e juntar ao resto batendo bem. Acrescentar o chocolate em pó, o sal, o fermento e a farinha aos poucos sempre mexendo e no final bater bem até ficar com umas bolhinhas.

Ligar o forno e pré aquecer durante 10 min a 200º. Colocar o preparado num recipiente com aro amovível. Deixar no forno durante 10 a 12 min a 180º. retirar e deixar arrefecer.Colocar metades de morango a volta da forma para efeitos de decoração.

Bavaroise de morango
Triturar as 500 gr de morangos e deixar de parte. Pegar nos 2 pactos de gelatina de morango e fazer o preparado com água num tacho conforme indicar na caixa das gelatinas. Juntar este preparado aos morangos triturados. Num taça grande bater as natas juntamente com o queijo creme e o leite condensado até ficar consistente. Juntar aos poucos a mistura dos morangos e gelatina e verter tudo para dentro da forma onde já está a base de brownie. Deixar no frigorifico de um dia para o outro.

No dia seguinte num tacho juntar a tablete de chocolate, a meia chávena de leite e meia chávena de açúcar ( eu tive de improvisar porque o chocolate nao chegou, pois só tinha meia tablete :P). Mexer tudo e depois espahar bem em cima da bavaroise. Deixar arrefecer e colocar uns morangos por cima no final, para efeitos decorativos.

Bon Appétit,
Piglet



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Receita de Sapateira Recheada

Sabes como fazer sapateira recheada? Fácil mais fácil não há! Vê aqui uma receita de sapateira recheada que fica pronta em 15 min. O truque é comprá-la já cozida e acredita que fica óptima na mesma!

Tempo de Preparação: 15 min

Ingredientes:
1 Sapateira já cozida
1 colher de chá de pickles picados
1 colher de chá de mostarda
1 colher de sopa de maionese
1 bolinha de pão
1/2 garrafa de uma cerveja mini
1 colher de café de sal

Começa por abrir a sapateira dentro de um recipiente para não desperdiçar nada dos seus sucos naturais. Com uma faca faz um golpe na zona da boca da sapateira, suficientemente grande para caber 2 dedos. Aí com ambos os polegar fazer força e abrir a sapateira. Retirar as patas e a parte central e põe de lado. (as membranas laterais da parte central também são aproveitadas para o recheio)

Como costumo dizer tudo o que tiver lá dentro que não parta dentes é comestível: o suco, as ovas, as membranas, tudo! Extrai bem todo este recheio natural da sapateira, parte com as mãos os pedaços maiores e esmaga grosseiramente com uma colher ou garfo numa taça. Deixa a carapaça de lado mas não deites fora.

Numa taça a parte, poe duas metades do pão com o miolo viarado para cima e despeja por cima do pão a cerveja. Deixa ensopar bem e esmaga bem esta mistura. Junta este preparado ao recheio natural da sapateira e mistura bem. por fim junta os pickles picados, a mostarda, o sal ( se necessário) e a maionese. Mistura tudo muito bem e põe todo este recheio de sapateira dentro da carapaça.

Et voilá: Receita de Sapateira Recheada!

DICAS:
Se não tiveres pickles podes colocar a mesma quantidade em vinagre, que confere o mesmo tipo de acidez.
Se a sapateira tiver pouco recheio natural podes ainda acrescentar à mistura um ovo cozido picado para ficar mais encorpado.

Bon Appétit,
Piglet

terça-feira, 9 de abril de 2013

Tiramisú Expresso

A receita da sobremesa de hoje vem em versão portuguesa ultra rápida: Receita de Tiramisú à Piglet. OU melhor dizendo, mini tiramisús expresso! ;)


Tempo de preparação: 15 min

Ingredientes para 4 doses:
1 caixa de palitos pequenos de champanhe ( existe em qualquer hipermercado)
250 gr de mascarpone ou queijo creme
meio pacote de natas de bater
3 colheres de sopa de moscatel
1 chávena de açúcar refinado ou em pó
2 chávenas de café ( café já diluído em água, não em pó)
1 tablete de chocolate para culinária



Comece por bater as natas com o açúcar e quando tiver alguma consistência ir juntando o mascarpone e as colheres de moscatel. Bater mais cerca de 5 min.

No meu caso tinha 4 taças de sobremesa, mas pode fazer num taça grande rectangular e acrescentar ingredientes se for para mais pessoas. No caso de dividir em taças atenção ao tamanho dos palitos, eu parti-os ao meio para poderem 'encaixar' melhor. 

Numa taça larga colocar o café e molhar um palito de cada vez, 2 vezes de cada lado ( mais não convém senão vai ensopar e não é o intuito). 

Colocar 1 ou 2 palitos no fundo da taça de  modo a que preencha o fundo todo, como mencionei a quantidade será conforme o tamanha da taça. Partir mais 2 palitos, passar pelo café, e colocar nos cantos da taça. De seguida juntar uma camada da mistura do mascarpone.  Passar mais 1 ou dois palitos pelo café e colocar em cima da camada de mascarpone, e novamente uma outra camada mascarpone. O intuito é ficarem duas camadas de cada. 

Pegar na tablete de chocolate e simplesmente com uma faça de cozinha com dentes 'raspar' a faca por cima da tablete, de modo a criar umas pequenas e finas raspas de chocolate. Colocar estas raspas de chocolate por cima da última camada de mascarpone. Repetir o processo para cada taça! E aqui está os meus mini tiramisús expresso com um toque português à moda da Piglet. ;)

Bon Appétit,
Piglet

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Receita de Chilli com Carne

Volta e meia gosto de dar uma de mexicana até porque muito sinceramente são raros os bons restaurantes mexicanos que encontro e ainda mais raro terem um bom chilli com carne por isso aprendi a fazer e verdade seja dita.. é 5 estrelas!


Tempo de confecção: 40 minutos

Ingredientes para 6 pessoas:

500 gramas de carne de vaca picada
1 frasco de feijão vermelho ou manteiga
½  chávena de massa de pimentão vermelho
3 colheres de sopa de Paprika em pó
½ frasco de molho dippas de pimentos 
Piri-piri ou outro tipo de picante a gosto
Sal a gosto
1 Cebola
6 colheres de sopa de Azeite
3 dentes de Alho
½ pacote de 500 ml de Vinho branco
2 tomates maduros
meia chávena de polpa de tomate



Colocar a carne num recipiente e temperar com sal, pimenta, o alho picado, 2 colheres de sopa de azeite, vinho branco e paprika, envolver a carne.

De parte picar uma cebola e o tomate e colocar numa panela alta já com o restante azeite quente, misturar fechar a tampa e deixar refogar uns minutos. Adicionar as meia chávena de polpa de tomate e mexer.

Acrescentar a carne picada ao refogado e mexer bem. Deixar cozinhar cerca de 15 min mexendo sempre bem e depois juntar o feijão. Continuar a mexer e colocar o meio frasco de pimentão vermelho, o frasco de dippas e piri piri a gosto ou jalapeños mexicanos, que facilmente encontram no jumbo ou continente, conforme o grau de “spicy food” que desejarem. 

Depois de envolver muito bem todos estes ingredientes o truque pare este prato ficar com um bom sabor é deixar apurar, pelo que no final deixar cozinhar em lume brando durante 20 min e já está feito o chilli com carne!

DICAS
O molho dippas neste caso é um truque que encontrei porque dá mais sabor que o típico pimento natural.
melhor maneira de comer o chilli é com nachos ou em cima de uma tortilha mexicana! Para o banquete completo junte uns tacos ao jantar, mas isso já fica para uma próxima receita ;)

Bon Appétit,
Piglet

terça-feira, 2 de abril de 2013

Tarte de Limão e Merengue

Hoje optei por uma 'anterior receita falhada': Tarte de Limão e Merengue! Nem gosto muito deste tipo de doces,  mas como já fiz esta tarte uma vez e correu mal porque compliquei demasiado tinha de teimar com a tarte e tentar outra vez e na realidade acabei por ver que é super simples. Então aqui vai!




Tempo de preparação: 25 min

Ingredientes:
2 limões ( para sumo e raspa)
1 lata de leite condensado
1 base de massa pré-preparada quebrada (existe no lidl, dia, jumbo e continente)
3 ovos
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de farina
1 colher de chá de manteiga


Colocar a massa numa base de tarte untada em manteiga e um pouco de farinha. Picar a base com um garfo e levar ao forno durante 10 min a 180 graus.

Enquanto a base cose é o tempo de preparar o recheio:
1. Espremer o sumo dos dois limões para um copo e reservar a casca. 
2. Separar gemas das claras e reservar.
3. Numa taça, colocar o leite condensado e ir juntando o sumo aos poucos batendo bem.  No final juntar as gemas e bater novamente

Retirar a base do forno e colocar por cima o recheio. Deixar mais 12 min no forno a 180 graus.

Enquanto o recheio cose é tempo de preparar o merengue:
1. Numa taça juntar às claras as 4 colheres de açúcar
2. Bater com a batedeira até ficarem em castelo ( estão prontas quando conseguir virar a taça sem as claras cairem)

Retire a base com o recheio do forno e coloque o merengue em cima do recheio, espalhando com cuidado para não retirar o ar das claras em castelo e no final fazendo uns montinhos com a espátula, apenas para o efeito final. Colocar cerca de 7 a 8 min de novo no forno a 180 graus até o merengue ficar dourado.

Retirar e deixar arrefecer. Colocar no frigorífico. E aqui está a receita de tarte de limão com merengue, fácil não é? ;)

Bon Appétit, 
Piglet





segunda-feira, 1 de abril de 2013

Arroz de Frango

Esta semana fiz uma receita low cost de arroz de frango no forno. Vejam aqui como podem fazer um óptimo arroz de frango sem gastar quase nada! Com 2 peitos de frango fiz comida para 5 refeições!



Ingredientes:
2 peitos de frango
3 chávenas de arroz
6 chávenas de água
meio chouriço/chouriça de carne
80 gr de bacon em pequenos pedaços
meia cebola
2 alhos
meia chávena de polpa de tomate
sal
4 colheres de sopa de azeite
pimenta
meio limão
1 colher de café de piri-piri moído
1 copo de vinho branco
1 caldo de galinha
1 gema de ovo

Numa taça temperar o frango com sal, limão e um pouco de piri-piri moído e pimenta.

Começar por fazer o refogado com o azeite, a cebola, o alho  e as tiras de bacon e deixar alourar. Juntar os dois peitos de frangos inteiros e deixar alourar dos 2 lados, 2 min em cada lado. Acrescentar a polpa de tomate, o copo de vinho, 6 chávenas de água e o caldo de frango e deixar o frango cozinhar nesta mistura durante 15 min. Colocar também na panela o meio chouriço, para que este coza e ao mesmo tempo dê gosto ao arroz.

Quando o frango estiver cozinhado retirar e por de parte para arrefecer um pouco. Entretanto, na panela onde se cozinhou o frango colocar as 3 chávenas de arroz e mais sal caso necessário.
Deixar o arroz cozinhar até a água desaparecer completamente, (cerca de 10 a 12 min) mas uns 5 min antes retire o chouriço.

Enquanto o arroz cozinha, desfiar o frango e de seguida cortar o meio chouriço ao meio. Uma metade cortar  à rodelas finas, e a outras em pequenos cubos.

Retirar o arroz da panela e colocar metade do arroz num pirex de ir ao forno, de seguida colocar o frango e os pedaços de chouriço e acabar com a segunda metade do arroz por cima, tipo empadão.


Numa tacinha bater uma gema de ovo e pincelar o arroz no topo com a gema de modo homogéneo. A gema de ovo é opcional, para quem gosta do topo um pouco mais tostadinho, como eu! :P

Por fim colocar as rodelas de chouriço a enfeitar e levar ao forno cerca de 10 min apenas com a parte de cima ligada para tostar o topo.


DICA: Os peitos de frango são a opção que mais rende e que eu tinha à mão, mas se preferires utiliza antes meio frango ou apenas pernas e peitos inteiros que torna ainda o arroz de frango mais saboroso e suculento!





Bon Appétit,
Piglet




terça-feira, 26 de março de 2013

Receita de Bolo de Chocolate

Nos aniversários lá em casa nunca falha o bolo de chocolate, ainda mais para alguém que não tem muito jeito para bolos, como eu, o de chocolate é sempre mais certeiro! Por isso partilho aqui convosco o bolo de chocolate simples que fiz no aniversário da minha cara metade. Espero que gostem!



Tempo de preparação: 1 hora

Ingredientes:

Para o bolo
2 chávenas de farinha
2 chávenas de açúcar
1 chávena de chocolate em pó
1 chávena de manteiga derretida
1/2 chávena de óleo
1 chávena de leite
4 ovos
1 colher de sopa de fermento

Para o topping

6 mini-snickers
meia tablete de chocolate
2 colheres de sopa de manteiga
5 morangos
meia chávena de açúcar
1 pacote de natas de bater
sumo de meio limão


BOLO DE CHOCOLATE
Separar as gemas das claras e deixas as claras num recipiente à parte. Numa taça juntar as gemas de ovo e o açúcar, a manteiga e óleo e bater bem. Acrescentar o chocolate em pó e mexer. Ir colocando, intercaladamente, a farinha e o leite e bater bem com a batedeira. Por fim acrescentar o fermento e bater uma última vez.

Ligar o forno para pré-aquecer a 200 graus.

No recipiente à parte bater as claras em castelo até virar a taça e não cair. Juntar as claras ao resto do preparar, mas não mexer ou bater, apenas envolver até ficar uma mistura fofa e homogénea.

Colocar no forno e deixar no forno durante cerca de 40 min ( aplicar o teste do palito para ver se está cozido). Quando cozido, retirar o bolo de chocolate e deixar repousar 10 min antes de desenformar.

TOPPING
O topping pode ser ao vosso critério obviamente, mas de qualquer modo deixo aqui aquele que fiz para este bolo. Aviso já que não é próprio para diabéticos!

Numa panela colocar a manteiga e deixar derreter. juntar o chocolate aos pedaços e os mini-snickers aos pedaços e ir mexendo. Juntar meio pacote de 1/4 do pacote de natas e mexer até derreter. Desligar o lume deixar repousar durante 10 min.

Numa taça colocar o açúcar, o sumo de limão e as natas e bater com a batedeira até ficar chantilly.

Espalhar uniformemente o chocolate pelo bolo e com um saco de pasteleiro, ou algo do género, fazer os desenhos de chantilly ao longo do bolo. Cortar os morangos aos cortas e terminar a decoração com os mesmos.



Bon Appétit,
Piglet


quarta-feira, 20 de março de 2013

Frango de Cerveja no Forno

A receita de hoje foi do jantar de ontem, aliás como quase sempre, que foi Frango de Cerveja no Forno. Esta receita em especial leva natas, mas podem sempre optar por não colocar, a cozinha e a criatividade é toda vossa! ;)






Tempo de Preparação: 45 min

Ingredientes para 4 pessoas:
1 Frango cortado aos pedaços
1 cebola picada
2 alhos picados
1 colher de chá de noz moscada
1 colher de chá de paprika ou pimentão doce
pimenta a gosto
sal a gosto
3 colheres de sopa de azeite
1 cerveja (mini de 20 cl)
meio pacote de natas
sumo de 1/4 de limão

Temperar o frango directamente na travessa que vai ao forno com sal, pimenta, a noz moscada, paprika, azeite e limão e colocar no forno a 200 graus durante 20 min para tostar bem.
De seguida juntar a cerveja e deixar mais 20 min. Por fim juntar as natas e deixar apenas mais 5 min para fundir com o resto, mas sem coalhar.

Estão a ver? Mais fácil que esta receita de frango de cerveja não há! ;)

Acompanhar com arroz, puré de batata ou massa. É um tipo de cozinhado que dá bem com tudo.



DICA: Se quiseres ainda ter menos trabalho substitui a cebola, o alho e as outras especiarias por um pacote de sopa de cebola!

Bon Appétit, 
Piglet


terça-feira, 19 de março de 2013

Cheesecake de Frutos Silvestres


Ainda na onda da doçaria, venho partilhar uma receita de cheesecake que sempre quis fazer e finalmente coloquei em prática: Receita de Cheesecake de Frutos Silvestres. Só há um senão nesta receita.. se gostas muito de cheesecake vais repetir a dose mais que uma vez! ;)




Tempo de Preparação: 30 min
Tempo até servir: 24 horas

Ingredientes:
250g de manteiga
1 pacote e meio de bolacha Maria
1 lata de leite condensado
400g de queijo para barrar (filadélfia ou mascarpone)
1 pacote de natas (200ml)
5 folhas de gelatina ( arranja-se em qualquer hipermercado na zona ingredientes para confeitaria)
1/2 chávena de chá de leite
1 pacote de frutes silvestres congelados ( eu usei do jumbo mas também há no lidl, continente e outros hipermercados)
1 chávena de açúcar




NOTA

Ao fazer esta receita ter em conta que apenas vai ficar no pronto no dia seguinte. Sempre que se trata de cheesecakes que vão ao frio o ideal é deixar no frigorífico de um dia para o outro. Outro pormenor é que deve ser feita numa forma de aro removível, para que no final se consiga retirar apenas o aro e deixar o cheesecake intacto.





Começar pela Base:
Triturar as bolachas numa picadora e deixar de parte. Numa panela adicionar a manteiga e deixar derreter. Depois da manteiga derretida apagar o lume e adicionar aos poucos a bolacha, fundido bem.
Pegar no preparado colocar na forma, fazendo pressão com as mãos para a base ficar bem compacta. Colocar no congelador durante o resto do processo para ficar rija.

Para o Recheio Intermédio:
Colocar as folhas de gelatina em água fria  durante cerca de 3 minutos.
Numa panela colocar o leite a aquecer, mas sem ferver. Espremer as folhas de gelatina e juntar ao leite.
Mexer bem até dissolver.
Numa tigela colocar o leite condensado e o queijo de barrar e bater com a batedeira. Juntar as natas e por fim juntar aos poucos o leite com a gelatina dissolvida e bater novamente.
Retirar a forma com a bolacha do frigorífico, colocar o recheio em cima da bolacha e voltar a colocar no frigorífico até ao dia seguinte. ( Podem ser apenas algumas horas, mas o ideal é de um dia para outro)

Para o Topping de frutos silvestres:
Colocar os frutos silvestres congelados num escorredor para passar por água quente e de seguida colocar numa panela juntando a chávena de açúcar e mexendo bem. Deixar o preparado ao lume durante 5 a 6 min, até ficar coeso e se necessários juntar 1 ou 2 colheres de água. Deixar arrefecer até ao dia seguinte e colocar o topping de frutos silvestres em cima do recheio. Colocar novamente no frigorífico durante 1 hora.

Por fim, quando estiver pronto a servir desenformar retirando o aro amovível.

Bon Appétit,
Piglet









domingo, 17 de março de 2013

Bolo de Côco


A receita de hoje é de bolo de côco. Sempre fui mais moça de panela e tacho do que bolaria, nunca me chamou a parte de cozinhar com muitas regras e medidas nem nunca tive muito jeito para tal, mas agora ando a tomar-lhe o gosto e como este receita de bolo de côco saiu super bem resolvi partilhá-la. Garanto que é fácil e óptima!



Tempo de preparação: 15 min
Tempo de cozedura:30 min

Ingredientes:
Para o bolo
2 chávena (chá) de açúcar
2  chávena (chá) de farinha de trigo
4 ovos
1 chávena (chá) leite
2 colheres (sopa) coco ralado
1 colher (sopa) fermento em pó
2 colheres (sopa) manteiga
Para a calda
½ lata de leite condensado
1 chávena de chá de leite
1/2 chávena de chá de côco ralado

Juntar os ovos, o açúcar e a manteiga e mexer bem, ir acrescentando a farinha e o leite alternadamente e por fim colocar o côco ralado e o fermento. Bater bem e colocar no forno (pré-aquecer a 200 graus 5 min antes) a 180 graus por meia hora ou ir fazendo o teste do palito.

Preparar uma mistura de meia lata de leite condensado e 1 chávena de chá de leite. Ao retirar o bolo do forno, desenformar e colocar este preparado por cima do bolo, seguido de coco ralado. Colocar no frigorífico para arrefecer, pois esta receita de bolo de côco sabe bem fresquinha!

Bon Appétit,
Piglet

sexta-feira, 15 de março de 2013

Receita de Panquecas

Não digas que não sabes fazer panquecas, diz antes que nunca experimentaste porque é a coisa mais fácil e rápida do mundo. Demora menos que ir para a fila do pão. ;)


Aqui vai uma receita simples de panquecas para o pequeno-almoço!




Tempo de preparação: 15 min


Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena de leite (cerca de 250 ml)1 chávena de farinha de trigo (mesma medida)1 colher de café de sal grosso2 colheres de sopa de açúcar1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de fermento
1 ovo batido




Numa taça colocar o ovo,o açúcar, a manteiga previamente derretida, o sal e misturar bem. Acrescentar a farinha aos poucos sempre misturando bem para as panquecas não ficarem grumosas. 

Numa frigideira anti-aderente colocar um pouco de manteiga e ir colocar meia concha de sopa para cada panqueca. Virar as panquecas apenas quando começarem a aparecer bolhinhas.

Acompanhar com: o meu acompanhamento favorito para esta receita de panquecas é mel e queijo fresco e se for ao pequeno almoço à parte ainda como um belo ovinho estrelado ou mexido, ao estilo bacon and eggs!

DICA: Se queres que as panquecas fiquem mais altas, ao estilo americano, junta mais farinha e fermento, ou uma colher de café de bicarbonato de sódio.

Bon Appétit, 
Piglet

quarta-feira, 13 de março de 2013

Frango Garam Masala

Hoje vamos até ao continente asiático, mais especificamente à Índia com uma Receita Indiana de Frango Garam Masala. Se gostas de comida étnica, caris e sabores do mundo esta é para ti. Hoje em dia todos os ingredientes existem nos vários hipermercados, por isso não se assustem com a lista que vou colocar aqui.




Tempo de Preparação: 40 min

Ingredientes para 2 pessoas:

2 peitos de frango
1 lata de leite de côco
1 lata de tomate em pedaços
2 colheres de sopa cheias de garam masala (existe na zona de comida estrangeiro nos hipermercados)
1 colher de café de canela
1 colher de café de cominhos
1 colher de café de gengibre em pó ou gengibre fresco ralado
1 colher de de café de coentros em pó
1 colher de chá de pimenta cayenne
1 cebola picada
2 alhos picados
1 molho de coentros frescos
sumo de meio limão
1 iogurte grego natural
sal
azeite



Temperar o frango com alho já picado, iogurte natural, sumo de meio limão e sal q.b. Deixar a marinada de lado.
Picar as cebolas e colocar numa panela larga com o azeite e deixar refogar um pouco. juntar a canela, cominhos, coentros em pó, gengibre garam masala e pimenta cayenne ( cuidado que a pimenta cayenne é forte por isso para os fracos de espírito há que ter cuidado com o doseador :P )
Misturar tudo e acrescentar o tomante picado. Deixar refogar durante 2 a 3 min.

Juntar o frango e o sal que achar necessário e deixar cozinhar durante 10 min. A meio ir misturando. Juntar o leite de côco e deixar cozinhar durante mais 20 min. Terminar espalhando umas quantas folhas de coentros frescos por cima do preparado.

Para acompanhar o Frango Garam Masala o arroz basmati é sempre uma boa escolha.

DICA: Em caso de dúvida sobre os ingredientes consultar os sites dos hipermercados mais próximos, como por exemplo o Jumbo, assim sabe logo com o que pode contar ;)

Bon Appétit,
Piglet